Nave é lançada para levar tocha olímpica para 1ª caminhada espacial
Em mais uma esforço para promover os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi-2014, a nave espacial russa Soyuz TMA-11M foi lançada nesta quinta-feira, às 2h14 (de Brasília), do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, para levar a tocha olímpica para a sua primeira caminhada espacial.
A tocha olímpica já foi duas vezes para o espaço, em 1996 e em 2000, mas nunca foi tirada de uma espaçonave. Para celebrar o evento, tanto a Soyuz quanto o lançador espacial estavam decorados com as cores e o logo de Sochi-2014.
A tripulação é composta pelo russo Mikhail Tyurin, o norte-americano Rick Mastracchio e o japonês Koichi Wakata. Por razões de segurança, a tocha não estará acesa. Apesar disso, ela será levada não apenas por todos os módulos da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), mas também em seu exterior, para uma caminhada espacial.
No sábado, dois cosmonautas russos devem deixar a ISS para fazer o passeio com a tocha olímpica, que será trazida de volta à Terra na segunda-feira para continuar com seu revezamento de 65 mil quilômetros. Entre tantos outros lugares, ao fim da jornada a tocha terá passado pelo Polo Norte, o pico mais alto da Europa, o Monte Elbrus, e até mesmo as profundezas do Lago Baikal, na Sibéria.
Além de substituir a chama de gás, os engenheiros russos equiparam a tocha com uma corrente. "Ela foi reformulada para ser levada ao espaço aberto. Só para que não saia voando", disse Sergei Krikalev, chefe do Centro de Treinamento de Cosmonautas, nos arredores de Moscou.
Com informações da Reuters