Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Objeto que formou meteorito de 14 kg pode ter vindo do Cinturão de Asteroides

Cientistas calcularam a órbita e possível origem de um meteorito encontrado na Suécia, tornando-o o primeiro meteorito de ferro com órbita conhecida

17 ago 2023 - 14h18
(atualizado às 18h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Pela primeira vez, cientistas conseguiram descobrir a órbita de um meteorito de ferro. O objeto em questão veio de um meteoro de quase 10 toneladas que apareceu no céu da Suécia em 2020 e se rompeu, produzindo meteoritos de um tipo bem raro — de todos já classificados, apenas 2% são feitos de ferro.

Foto: NASA/JPL-Caltech / Canaltech

Os meteoroides são pequenas rochas espaciais que, quando atravessam a atmosfera da Terra, são queimadas e passam a ser chamadas de meteoros. Se fragmentos destas rochas chegarem ao solo, recebem o nome de meteoritos. No caso, o meteorito encontrado na Suécia mede 30 cm de diâmetro e pesa 14 kg.

Além de serem incomuns, os meteoritos de ferro são considerados fragmentos de núcleos no interior de planetesimais, os blocos formadores dos planetas do Sistema Solar. Portanto, estudá-los é uma forma de investigar o passado da nossa vizinhança espacial.

O meteorito que caiu na Suécia pesa 14 kg (Imagem: Reprodução/Andreas Forsberg/Anders Zetterqvist)
O meteorito que caiu na Suécia pesa 14 kg (Imagem: Reprodução/Andreas Forsberg/Anders Zetterqvist)
Foto: Canaltech

Por sorte, o meteorito de ferro tinha características que permitiram que os cientistas investigassem sua trajetória antes de entrar na atmosfera. "Isso nos ofereceu uma chance única de estudar o mecanismo de entrega dos meteoritos de ferro, e procurar reservas ricas em ferro no Sistema Solar", disse Jaakko Visuri, coautor do estudo.

Segundo os cálculos dos autores, o meteoroide do qual o meteorito veio não tem afinidade com a órbita de nenhum asteroide conhecido. "Descobrimos que o meteoroide (ou seu corpo parental) provavelmente entrou na órbita próxima da Terra a partir do Cinturão de Asteroides", escreveram.

Já Maraia Gritsevich destacou que esta foi a primeira vez em que a trajetória de um meteoroide de ferro foi documentada, bem como a importância da descoberta. "Esta conquista não apenas nos traz informações sobre a jornada fascinante que ele enfrentou, como também contribuiu para a nossa compreensão das origens e dinâmicas de objetos espaciais ricos em ferro", finalizou.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista The Astrophysical Journal.

Fonte: The Astrophysical Journal; Via: NLS

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade