Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rússia descobre a anomalia que fez sonda Luna-25 se chocar com a Lua

A Rússia descobriu que os motores da sonda Luna-25 não foram desativados conforme o esperado, porque um acelerômetro não enviou os dados necessários para isso

5 out 2023 - 16h16
(atualizado às 18h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Parece que a Rússia descobriu o que causou a falha em sua missão Luna-25. Em uma publicação no mensageiro Telegram, os oficiais da Roscosmos, a agência espacial do país, explicam que houve uma anomalia na unidade de controle de bordo da sonda.

Foto: Roscosmos / Canaltech

Pouco após a Luna-25 colidir com a superfície lunar, os membros da Roscosmos declararam que os motores dela ficaram ativos por mais de dois minutos, sendo que deveriam funcionar por 84 segundos.

Agora, eles descobriram que os motores não foram desligados no tempo previsto porque não receberam os dados necessários de um acelerômetro da sonda, dispositivo responsável por detectar e medir movimentos.

Cratera que parece ter sido formada após a colisão da Luna-25 (Imagem: Reprodução/NASA’s Goddard Space Flight Center/Arizona State University)
Cratera que parece ter sido formada após a colisão da Luna-25 (Imagem: Reprodução/NASA’s Goddard Space Flight Center/Arizona State University)
Foto: Canaltech

Segundo a Roscosmos, o acelerômetro em questão estava desativado devido à possível entrada em um conjunto de comandos, que tinha diferentes prioridades de execução pelo dispositivo. Quando um pulso corretivo foi acionado, não foi possível registrar o momento em que a velocidade desejada foi alcançada, e tal informação era necessária para desativar os sistemas de propulsão da sonda.

A Luna-25 seria a primeira missão a pousar no polo sul da Lua, região que parece conter grandes quantidades de água congelada. Ela se chocou com a Lua no fim de agosto, e a possível cratera deixada pelo impacto foi registrada em fotos da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA.

Fonte: Roscosmos

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade