Rússia pretende enviar missão tripulada à Lua em 2029
O diretor do consórcio espacial estatal Energia destacou que o retorno à Lua é crucial para futuros voos interplanetares
A Rússia planeja enviar uma missão tripulada à Lua em 2029, anunciou nesta terça-feira (27) o diretor do consórcio espacial estatal Energia, Vladimir Solntsev. "É planejado para 2029 um voo tripulado à Lua e uma alunissagem ali", disse o responsável em entrevista coletiva.
Siga Terra Notícias no Twitter
Com esse fim, a Energia constrói uma nova nave espacial que realizará seu primeiro voo de teste em 2021 e dois anos depois essa nave se acoplará à Estação Espacial Internacional. Em 2025, será realizado o primeiro voo não-tripulado à Lua.
Solntsev destacou que o retorno à Lua, onde o primeiro homem pisou em 1969, é crucial para futuros voos interplanetares.
A agência espacial russa, Roscosmos, decidiu modificar sua estratégia centrada na conquista de Marte após o fracasso em 2011 da missão "Fobos Grunt", que se propunha extrair amostras em uma das luas do planeta vermelho.
Agora, a prioridade é a Lua e, com esse objetivo, a Roscosmos se propõe inaugurar a base Vostochni (Extremo Oriente russo), que aligeirará a carga suportada pelo Baikonur no Cazaquistão.