Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sonda Juno enfrenta falha após 47º sobrevoo por Júpiter

A sonda Juno perdeu a conexão com a Terra aós coletar dados de Júpiter e sua lua Io. Agora, a NASA avalia se houve alguma perda de informações científicas

2 jan 2023 - 16h34
(atualizado às 19h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Enquanto orbitava Júpiter coletando dados de sua lua Io, a sonda Juno passou por problemas técnicos na transmissão. Após alguma preocupação com a possível perda de dados científicos do 47º sobrevoo, os cientistas conseguiram contornar o problema.

No dia 14 de dezembro, a espaçonave da NASA completou mais uma passagem próxima a Júpiter, mas, enquanto enviada seus dados para os controladores de missão, a conexão foi perdida.

Ainda não há certeza sobre a causa do problema, mas provavelmente se trata de uma interferência da radiação intensa na magnetosfera do planeta gigante. A magnetosfera de um planeta é responsável por bloquear grande parte das partículas de vento solar.

Com a interferência, o acesso direto à memória da sonda foi perdido, impedindo o download dos dados científicos coletados durante o sobrevoo. Então, os controladores da missão no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA reiniciaram o computador de bordo colocaram a espaçonave em modo de segurança, desligando os sistemas não essenciais.

Foto: NASA / Canaltech

Finalmente, em 22 de dezembro, o link com a nave foi recuperado e as etapas para recuperar os dados do sobrevoo n. 47 foram bem sucedidas. Segundo a NASA, não houve perda dos dados e o download já está em andamento. A agência espacial informa ainda que o restante das informações coletadas sejam seja recebido na próxima semana.

Quando tudo estiver concluído, os pesquisadores verificarão a integridade dos dados. Se tudo correr bem, a Juno voltará a funcionar com todos os seus instrumentos científicos na semana seguinte após a análise do pacote de informações, preparando-se para o próximo sobrevoo por Júpiter, em 22 de janeiro.

Fonte: NASA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade