Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Spacewalk é suspenso após amônia vazar de módulo russo na ISS

A NASA cancelou a caminhada espacial que aconteceria nesta quinta-feira (12) em função do vazamento de amônia no módulo Nauka, ocorrido no início da semana

12 out 2023 - 14h19
(atualizado às 16h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Os astronautas Loral O'Hara e Andreas Mogensen iriam realizar uma caminhada espacial nesta quinta-feira (12) para procurar evidências de possíveis microrganismos sobreviventes às condições do espaço, mas a atividade foi adiada pela NASA. O motivo foi o vazamento de líquido refrigerante no módulo Nauka, observado no início da semana.

Foto: NASA / Canaltech

O líquido em questão é amônia, composto usado pelos sistemas térmicos da estação para dispersar o excesso de calor gerado pelos painéis solares. Entretanto, os flocos de amônia são perigosos, e exigem que os astronautas tomem cuidados extras durante caminhadas espaciais para evitar que contaminem a si próprios ou equipamentos.

Módulo Nauka, da Rússia, onde foi observado o vazamento (Imagem: Reprodução/NASA TV)
Módulo Nauka, da Rússia, onde foi observado o vazamento (Imagem: Reprodução/NASA TV)
Foto: Canaltech

Em uma publicação, a agência espacial norte-americana declarou que está analisando os dados e vídeos relacionados ao vazamento, vindo de um radiador do módulo. Assim, as caminhadas espaciais que aconteceriam nesta quinta-feira (12) e na próxima sexta (20) foram adiadas até as análises serem concluídas.

Segundo a NASA, o vazamento parou, restando apenas gotículas residuais do refrigerante. O radiador primário do Nauka continua funcionando normalmente, oferecendo o resfriamento necessário ao módulo sem causar impactos à tripulação ou às operações da estação.

Ainda não há informações sobre o motivo do vazamento. Por isso, a agência espacial russa Roscosmos afirmou que vai enviar dois cosmonautas para inspecionar e fotografar o local do ocorrido, para tentar descobrir suas origens.

Fonte: NASA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade