SpaceX lança à Lua missão privada com apoio da NASA nesta quarta (14)

O lander lunar IM-1 Nova-C, da Intuitive Machines, deve ser lançado nesta quarta-feira (14) com um foguete Falcon 9, da SpaceX, levando 12 cargas úteis à Lua

12 fev 2024 - 19h28
(atualizado em 13/2/2024 às 13h19)

Mais uma espaçonave deve ser lançada à Lua nesta semana. O lander IM-1 Nova-C, da Intuitive Machines, vai decolar rumo ao nosso satélite natural na quarta-feira (14), às 2h57, com um foguete Falcon 9, da SpaceX. O lançamento vai acontecer na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

Foto: Intuitive Machines / Canaltech

Segundo Julianna Scheiman, diretora de missões de satélites civis na SpaceX, o dia 14 é apenas o primeiro da janela de lançamento da missão IM-1, a primeira da Intuitive Machines com destino à Lua. Assim, caso seja necessário, vai haver oportunidades também nos dias 15 e 16, bem como em março.

Chamado de Odysseus, o módulo de pouso vai levar à Lua 12 cargas úteis; metade delas são de clientes comerciais, e as restantes, da NASA. Uma delas é a câmera SCALPSS (sigla de Stereo Cameras for Lunar Plume-Surface Studies), que promete ser ativada durante a descida do lander à superfície lunar.

A ideia é usá-la para observar como a superfície lunar é impactada e alterada pelos motores do Odysseus. As descobertas do experimento vão ajudar os cientistas a entender os efeitos dos pousos na superfície da Lua, uma questão de grande importância para futuras missões tripuladas por lá

Se tudo correr bem durante a viagem, o Odysseus vai descer à superfície lunar em 22 de fevereiro. Esta vai ser a primeira tentativa de pouso por meio do programa Commercial Lunar Payload Services ("CLPS"), da NASA, e caso dê certo, o Odysseus pode se tornar a primeira espaçonave privada a pousar em nosso satélite natural.

Como assistir ao lançamento da missão IM-1

Como o lançamento está programado para acontecer às 2h57 (horário de Brasília), a NASA vai iniciar a transmissão às 2h15 na NASA TV. Outra opção é acompanhar a live no site da Intuitive Machines

Já a SpaceX vai transmitir o lançamento no X, o antigo Twitter. Para conferir, é só acessar o perfil da empresa na rede social.

Fonte: NASA