Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SpaceX vai lançar satélite desenvolvido por instituições brasileiras

O satélite SPORT, desenvolvido pelo INPE, ITA, Agência Espacial Brasileira e outras, estudará os efeitos das tempestades solares. Ele será lançado nesta terça

22 nov 2022 - 15h55
(atualizado às 18h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O satélite Scintilation Prediction Observations Research Task (SPORT), fruto de uma parceria entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), a Agência Espacial Brasileira (AEB), NASA e outras instituições, será lançado nesta terça-feira (22) por um foguete Falcon 9, da SpaceX. O lançamento está programado para acontecer a partir das 17h45 (horário de Brasília), no Kennedy Space Center, na Flórida.

O SPORT é um cubesat desenvolvido pela Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), junto de universidades norte-americanas. Ele será lançado com destino à Estação Espacial Internacional e, depois, será levado para a órbita baixa da Terra.

Ele tem o objetivo de estudar a ionosfera com o foco nos efeitos das tempestades solares, capazes de interferir em sinais de satélites de comunicações, sistemas de GPS e mais, colocando em risco segurança e infraestruturas essenciais.

Foto: Sargento Roberto / Canaltech

Em julho, o SPORT passou por uma análise de pré-embarque, procedimento necessário para ser enviado aos Estados Unidos e passar por ajustes finais antes do lançamento. A revisão ocorreu no Laboratório de Integração do INPE, acompanhada por Augusto Silveira de Medeiros, diretor geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e o reitor do ITA Anderson Ribeiro Correia.

Medeiros ressaltou a importância do projeto para o programa espacial brasileiro. "O SPORT é resultado do trabalho integrado dos alunos do Centro Espacial ITA, junto aos técnicos do INPE, pesquisadores da NASA e de universidades norte-americanas em coordenação com o DCTA", disse, em um comunicado. "Essa sinergia é fundamental para quem quer estar na fronteira do conhecimento", finalizou.

Uma curiosidade interessante é que, além de indicar o objetivo do satélite, o nome "SPORT" é também uma homenagem ao time SPORT Clube de Recife. O nome foi escolhido por Dr. Jim Spann, atual líder da divisão de Clima Espacial na NASA. Spann cresceu em Recife e mantém o carinho pelo time e, assim, quis homenagear sua equipe favorita, promovendo também a educação espacial para gerações futuras.

Você pode acompanhar o lançamento na live da Agência Espacial Brasileira, abaixo: 

Fonte: ITA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade