Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Telescópio "caçador" de asteroides próximos à Terra tem construção aprovada

A NASA aprovou o orçamento para a construção do NEO Surveyor, um "caçador" de asteroides que tentará encontrar possíveis objetos em nossa direção

27 dez 2022 - 10h46
(atualizado às 14h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A NASA aprovou o orçamento do projeto Near-Earth Object Surveillance Mission (NEO Surveyor), que agora passa para o estágio de desenvolvimento de sua espaçonave "caçadora" de asteroides próximos à Terra.

Depois do sucesso da missão DART, que alterou a órbita de um asteroide localizado a 11 milhões de quilômetros da Terra, a NASA finalizou o processo orçamentário para levar adiante um dos seus projetos de defesa planetária.

O NEO Surveyor é considerado o sucessor do telescópio espacial NEOWISE, em operação desde 2009 e previsto para ser aposentado em 2023. O NEOWISE foi responsável pela descoberta de milhares de planetas menores, aglomerados estelares e, claro, asteroides (mais de 300 mil!) e cometas.

Com este novo telescópio, a NASA pretende pesquisar especificamente objetos próximos à Terra (daí a sigla NEO, que significa near earth objetcs). Ele deve procurar asteroides e outros pequenos corpos que possam estar potencialmente em rota de colisão com nosso planeta.

A vantagem desse projeto é que o telescópio conseguirá detectar assinaturas de calor de asteroides individuais, permitindo isolar objetos potencialmente perigosos dos ruídos de fundo que aparecem nas imagens de outros instrumentos.

Foto: NASA/JPL-Caltech/The Planetary Society / Canaltech

Com as dificuldades financeiras da NASA, ainda mais com o aumento da inflação na economia, o NEO Surveyor foi cancelado no orçamento anterior da agência espacial para os anos fiscais de 2022 e 2023. Agora, a mesmo com o aumento de US$ 1,2 bilhão nos custos para levar o projeto em diante, a NASA reassumiu a missão.

Após 15 anos de espera, a Planetary Society, que desenvolveu o projeto, aguardará o apoio do Congresso. Por enquanto, o financiamento para a próxima fase está garantido, o que levará ao início da construção e teste de hardware de voo da espaçonave. No final desta etapa, todo o hardware deverá estar pronto para montagem final.

Os engenheiros ainda levarão um bom tempo para esse processo, provavelmente com alguns aumentos que exigirão rever o orçamento. A previsão de lançamento é para 2028.

Fonte: The Planetary Society, NASA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade