Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Telescópio TESS encontra planeta morno que pode se tornar quente

O telescópio TESS encontrou um exoplaneta gigante gasoso que, se for perturbado por algum outro objeto, pode se tornar um mundo do tipo "Júpiter quente"

12 abr 2023 - 19h18
(atualizado em 13/4/2023 às 08h36)

Um planeta gasoso com quase o dobro da massa de Júpiter foi encontrado orbitando uma estrela anã distante. Chamado TOI-4127 b, ele é considerado um "Júpiter morno", mas pode se tornar um "Júpiter quente" caso algum outro objeto perturbe sua órbita o suficiente para que fique mais próximo de sua estrela.

Este exoplaneta (nome dado aos mundos que orbitam outras estrelas) tem raio 1,1 vez maior que o de Júpiter e 2,3 vezes a massa do gigante gasoso do Sistema Solar. Ele leva 56,4 dias para completar uma volta ao redor da estrela TOI-4127 e, devido à distância dela, a temperatura de superfície por lá é de aproximadamente 332 ºC.

O planeta foi encontrado pelo telescópio espacial Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), da NASA, que já identificou mais de 5 mil candidatos a exoplanetas. Muitos deles são do tipo Júpiter quente — mundos gasosos de tamanho parecido com o de Júpiter e que orbitam suas estrelas a cerca de 10% da distância que separa a Terra do Sol.

Foto: NASA / Canaltech

Entretanto, o TOI-4127 b parece diferente dos demais exoplanetas gasosos identificados até então. Os pesquisadores acreditam que este exoplaneta, considerado "morno" devido à distância de sua estrela, pode passar parte de sua existência seguindo em uma órbita altamente elíptica ao redor dela.

Isso pode mudar no caso de algum objeto massivo perturbar o sistema, ainda que o TOI-4127 b esteja separado demais da estrela para alguma interação do tipo acontecer. Por outro lado, se houver um segundo planeta ainda desconhecido no sistema, a interação pode transformá-lo em um planeta do tipo "quente". Por isso, estudá-lo é uma forma de os cientistas entenderem melhor as origens dos Júpiteres quentes.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado no repositório arXiv, sem revisão de pares.

Fonte: arXiv; Via: Space.com