Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Terra e seus elétrons parecem ajudar a formar água na Lua

Cientistas propõem que os elétrons da Terra e do vento solar estão contribuindo para a formação da água congelada encontrada na superfície da Lua

18 set 2023 - 12h41

Já sabemos que a Lua tem água, mas, afinal, de onde ela veio? Para os autores de um novo estudo, é possível que a origem esteja relacionada a ondas de elétrons vindas da Terra e do Sol. Tais partículas parecem atravessar a magnetocauda da Terra e, assim, estariam contribuindo para a formação da água congelada em nosso satélite natural.

Foto: viledevil/Envato / Canaltech

A magnetocauda é uma região de plasma formada por íons e elétrons, vindos da atmosfera terrestre e do vento solar. Já a magnetosfera é a região externa da atmosfera terrestre, sendo responsável por nos proteger de tempestades magnéticas e das partículas eletricamente carregadas do vento solar.

Os cientistas já investigaram se a magnetocauda e a magnetosfera podem ajudar na formação da água na Lua. Isso aconteceria da seguinte forma: quando nosso satélite natural está fora da magnetocauda, recebe as partículas do vento solar. Dentro dela, quase não há prótons, e a formação de água deveria ser reduzida de forma significativa.

A magnetosfera protege a Terra das partículas do vento solar(Imagem: Reprodução/NASA/Goddard/Aaron Kaase)

Agora, os autores propõem que os elétrons altamente energéticos estão reagindo com o solo lunar, liberando o hidrogênio necessário para a formação de água. "Na magnetocauda, podem haver processos de formação adicionais ou novas fontes de água, não necessariamkente associadas à implantação dos prótons do vento solar", observou o coautor Shuai Li.

Esta não é a primeira vez que os cientistas identificam uma possível relação entre a água na Lua e a magnetosfera terrestre — um estudo publicado em 2021, por exemplo, sugeriu que a magnetosfera seria capaz de criar uma espécie de mecanismo capaz de abastecer a Lua com a água. Para confirmar o processo apontado no novo estudo, são necessários experimentos na superfície lunar e novas observações.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Nature Astronomy.

Fonte: Nature Astronomy; Via: ScienceAlert