Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Terra vista do espaço | Satélite indiano fotografa continentes e oceanos

O satélite EOS-06, da Índia, capturou mais de 2.900 fotos da Terra. Elas foram combinadas em mosaicos que mostram a América do Sul, África, Austrália e mais

12 abr 2023 - 12h42
(atualizado às 16h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O satélite Earth Observation Satellite-06 (EOS-06), da Índia, capturou fotos incríveis da Terra, que oferecem uma ampla visão dos oceanos e outras características do nosso planeta. Divulgada pela agência espacial indiana ISRO no fim de março, as imagens foram produzidas através de dados coletados pelo instrumento Ocean Color Monitor (OCM-3), um dos três do satélite.

Foto: ISRO / Canaltech

Estas novas fotos são, na verdade, mosaicos criados a partir da combinação de 2.939 fotos individuais do nosso planeta tiradas entre os dias 1º e 15 de fevereiro. Juntas, elas representam 300 GB de dados, que ajudaram a criar as imagens abaixo:

A sequência de fotos mostra a África, Ásia, América do Norte, América do Sul e a Austrália, com resolução espacial de 1 km. Segundo a ISRO, o OCM é capaz de capturar imagens em 13 diferentes comprimentos de onda, que proporcionam informações sobre a cobertura vegetal e

oceanos

nas áreas observadas.

Talvez você tenha percebido que as fotos têm cores um pouco diferentes daquelas que vemos normalmente. Essa diferença existe porque elas mostram cores "falsas", ou seja, foram produzidas com comprimentos de onda da luz que não são visíveis aos nossos olhos, mas que foram representados nas imagens. Assim, eles revelam formações e características que, talvez, não apareceriam de outra forma.

Lançado no ano passado por um foguete Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV), o satélite EOS-06, responsável pelas imagens, é o terceiro da série de satélites Oceansat, da Índia. Ele foi lançado equipado com três instrumentos, que vão monitorar a temperatura da superfície dos oceanos e outras características por pelo menos cinco anos.

Fonte: ISRO

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade