vc repórter: Lua poderá ser vista perto de Saturno nesta 3ª
Aproximação aparente entre os objetos celestes poderá ser observada a partir das 19h
Os astros prometem um espetáculo para a noite desta terça-feira. Segundo Marcos Calil, coordenador científico do Planetário e Teatro digital de Santo André e consultor de astronomia da agência meteorológica Climatempo, após as 19h será possível observar a olho nu a aproximação entre a Lua e Saturno. O especialista afirma que o evento, apesar de belo, não é raro e pode ser visto no céu, praticamente, em todos os meses.
Marcos afirmou que, neste caso, a aproximação dos astros é apenas aparente para quem os observa da Terra. Em situações menos comuns, ocorre a chamada conjunção. “É a configuração apresentada por dois objetos celestes no instante em que suas longitudes geocêntricas, ou suas ascensões retas atingem o mesmo valor. Longitude e ascensões retas são coordenadas que auxiliam a localização dos objetos celestes no céu”, explicou.
Um fato semelhante ao que se dará na noite desta terça-feira aconteceu no último sábado. A aproximação entre Marte e a Lua pode ser apreciada. Informações da Climatempo apontam que os astros estavam próximos à constelação de Virgem no momento do ocorrido.
De acordo com Marcos, o mesmo pode acontecer com todos os planetas do Sistema Solar, estrelas e outros objetos celestes. “Não (é um fenômeno raro). Basicamente, todo mês isso ocorre. E não apenas com Marte, mas também com todos os planetas do Sistema Solar, estrelas e outros objetos celestes. Mas, não deixa de ser um belo espetáculo para ser apreciado, fotografado e um auxiliador para localizar os planetas com facilidade”, afirmou.
Quanto às conjunções, de fato, o astrônomo disse que a próxima se dará em ascensão reta no dia 14 de junho de 2015, às 10h08 (horário de Brasília). Em longitude, o fenômeno acontecerá às 12h56 (horário de Brasília).
O leitor JRFrogeri, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.