Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja fotos das nebulosas da Hélice e da Águia feitas pelo Observatório da Unesp

A equipe do Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista capturou novas imagens das nebulosas da Hélice e da Águia, que aparecem detalhadamente

8 ago 2023 - 20h33
(atualizado em 9/8/2023 às 12h18)
Compartilhar
Exibir comentários

A equipe do Observatório de Astronomia "Lionel José Andriatto", da Universidade Estadual Paulista (UNESP) do câmpus de Bauru (SP), capturou fotos incríveis das nebulosas NGC 7293 e M16. Elas são mais conhecidas como Nebulosas da Hélice e da Águia, respectivamente.

A Nebulosa da Hélice é um objeto colorido localizado a apenas 655 anos-luz de nós, sendo uma das nebulosas mais próximas conhecidas. Ela tem estrutura esférica, formada por uma estrela que expeliu suas camadas após chegar ao fim de seu ciclo.

Na foto, é possível ver um ponto brilhante no centro da nebulosa. Ali, está a anã branca deixada após a estrela ejetar suas camadas externas de material. Este processo costuma ocorrer com estrelas de massa semelhantes à do Sol.

Para capturar a imagem, os membros do observatório foram a uma fazenda na cidade de São Pedro do Turvo, no interior paulista. Segundo a equipe, o local é um dos mais escuros do estado de São Paulo, mas mesmo assim não é totalmente livre da poluição luminosa.

Eles tiraram mais de 170 fotos, cada uma com 30 segundos de exposição. Depois, por meio do empilhamento, as imagens foram combinadas em um único registro. Finalmente, a imagem foi processada para revelar as cores e detalhes reais da nebulosa.

Foto da Nebulosa da Águia

A visita à fazenda também rendeu uma oportunidade para a equipe fotografar a Nebulosa da Águia. Ela fica a cerca de 7 mil anos-luz de nós e, além de ser uma região de formação estelar ativa, ela abriga os Pilares da Criação, registrados em uma das mais icônicas fotos do telescópio Hubble. Mais recentemente, o telescópio James Webb observou a estrutura, formando uma bela imagem.

Se você observar bem, vai notar que a região central da foto mostra três colunas de gás; ali, aparecem os Pilares, cujos gases formam estrelas a todo vapor. Entretanto, vale lembrar que há estrelas sendo formadas em toda a estrutura da nebulosa.

A imagem foi produzida com a combinação de 147 fotos da nebulosa, capturadas por uma câmera adaptada ao telescópio. Elas foram empilhadas e processadas depois, destacando a estrutura complexa desta nebulosa.

Fonte: Unesp (1, 2)

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade