Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudo aponta que cérebro não reproduz a realidade fielmente

Órgão combina informações do presente com vestígios do passado

17 mai 2023 - 12h09
(atualizado às 12h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo conduzido em Trieste, na Itália, revelou que o cérebro humano não reproduz fielmente a realidade, fazendo uma média entre o passado e o que está acontecendo no momento.

De acordo com a pesquisa da Escola Superior Internacional de Estudos Avançados de Trieste, publicada no Journal of Neuroscience, os resultados indicam que a percepção ilusória é gerada pelos neurônios visuais, que combinam a informação sensorial presente com vestígios de informações passadas.

O fenômeno acontece devido à discrepância entre os recursos limitados do cérebro e a superabundância de estímulos que bombardeiam os sentidos.

Ainda segundo os estudiosos, essa distorção da percepção da realidade reflete a necessidade do órgão de encontrar regularidade no mundo externo, tornando-o mais previsível e fácil de compreender.

Os pesquisadores liderados pelo italiano Michele Fornaciai pediram a um grupo de voluntários que observassem na tela de um computador alguns pontos pretos e brancos que surgiam em uma sequência muito curta.

O experimento mostrou que a percepção das pessoas era, na verdade, condicionada pelas imagens já vistas.

"Um grupo de objetos era julgado, por exemplo, maior ou mais numeroso do que realmente era. Isso dependia se o participante tinha visto anteriormente um conjunto maior ou mais numeroso de pontos", informou Fornaciai. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade