Europeus querem o fim do horário de verão
Comissão Europeia deve apresentar projeto formal hoje
Uma pesquisa pública realizada entre 4 de julho e 26 de agosto apontou que mais de 80% dos europeus são a favor da extinção do horário de verão.
A proposta definitiva da Comissão da União Europeia pelo fim da mudança de horário nas estações deve chegar ainda nesta sexta-feira (31), de acordo com o presidente Jean Claude Juncker. O próximo passo é a votação no Parlamento Europeu, seguido pela aprovação dos chefes de Estado e de Governo do bloco no Conselho Europeu.
A pesquisa recebeu cerca de 4,6 milhões de respostas, e as pessoas alegam que a economia de energia já foi superada, reclamando que as mudanças de horário causam problemas na saúde pública, como distúrbios de sono e cansaço.
"Fizemos uma pesquisa pública, milhões responderam e a vontade geral é de que o horário de verão seja cancelado. Então, será assim", disse. "As pessoas querem isso, então estamos fazendo isso", concluiu.
O horário de verão foi introduzido em vários países europeus nas décadas de 1970 e 1980, mas somente em 2002 foi regulamentado de forma unificada em toda a União Europeia.
Anualmente, os países do bloco adiantam os relógios em uma hora no último domingo de março, e voltam o relógio no último domingo de outubro.