Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gêmeos siameses nascem unidos pela barriga no Pará

1 fev 2012 - 06h00
(atualizado às 08h50)
Compartilhar
Filipe Faraon
Direto de Belém

Dois gêmeos siameses unidos pela barriga nasceram no Pará, na noite de segunda-feira, no município de Alenquer, região do Baixo Amazonas. Eles chegarão a Belém nesta quarta-feira para serem internados no Hospital Santa Casa de Misericórdia.

Nessa terça a Central de Leitos do Estado confirmou vaga para receber os bebês em Belém. Quando chegarem, serão avaliados pelo Núcleo de Neonatologia da Santa Casa e provavelmente serão encaminhados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neo-natal.

Quando os bebês estiverem estáveis, informou a assessoria de imprensa do hospital, serão feitos vários exames para que se conheça a estrutura dos corpos. As crianças são unidas pelo abdôme, de frente. Ambas têm dois braços e duas pernas e parecem não dividir muitos órgãos vitais.

Após o resultado dos exames, pode ser feita uma cirurgia para separação dos siameses, afirma a enfermeira Rosana Nunes. A separação é aparentemente mais simples que no caso dos siameses nascidos no dia 19 de dezembro, na ilha do Marajó.

Estas crianças, Jesus e Emanoel, estão internadas em estado estável, também na Santa Casa de Misericórdia em Belém. Porém, por dividirem vários órgãos vitais, como pulmões e coração, chegaram em estado grave e por vários momentos correram risco de morrer.

As crianças - unidas pelo lado do corpo -, cada uma com um braço e uma perna - já vivem mais tempo do que esperava a diretora assistencial do hospital, Neila Dahás. Segundo ela, seria difícil os siameses sobreviverem mais que um mês.

Na imagem de 2009, os gêmeos siameses na Indonésia, que morreram cinco dias após o nascimento
Na imagem de 2009, os gêmeos siameses na Indonésia, que morreram cinco dias após o nascimento
Foto: AFP
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra