Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Google desenvolve IA para auxiliar cientistas

A nova ferramenta usa raciocínio avançado para ajudar os cientistas a sintetizarem grandes quantidades de artigos e gerar novas hipóteses

19 fev 2025 - 17h07
(atualizado em 20/2/2025 às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Logo do Google em Mountain View, Califórnia, EUA
1/11/2018 REUTERS/Stephen Lam/Arquivo
Logo do Google em Mountain View, Califórnia, EUA 1/11/2018 REUTERS/Stephen Lam/Arquivo
Foto: Reuters

O Google desenvolveu uma ferramenta de inteligência artificial para auxiliar cientistas biomédicos, disse a empresa norte-americana nesta quarta-feira.

A nova ferramenta, testada por cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e do Imperial College London, no Reino Unido, usa raciocínio avançado para ajudar os cientistas a sintetizarem grandes quantidades de artigos e gerar novas hipóteses, afirmou a companhia.

Após o sucesso do ChatGPT e de modelos semelhantes no ano passado, recursos de IA vêm sendo cada vez mais incorporados ao ambiente de trabalho, de atendimento a chamadas até a realização de pesquisas jurídicas.

A ciência é uma prioridade da unidade de inteligência artificial do Google, a DeepMind. O chefe da divisão, Demis Hassabis, foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Química no ano passado por ter uma tecnologia desenvolvida no departamento de IA do Google.

Segundo a empresa, todas as abordagens sugeridas por seu novo assistente de IA em um experimento sobre fibrose hepática mostraram um potencial promissor para inibir causas da doença.

O Google acrescentou que o modelo demonstrou a capacidade de melhorar as soluções geradas por especialistas ao longo do tempo.

"Embora essa seja uma descoberta preliminar que requer validação adicional, ela sugere um caminho promissor para sistemas de IA capazes... de aumentar e acelerar o trabalho de cientistas", afirmou a empresa. 

Cientistas que trabalharam no projeto disseram que o modelo de IA complementa e não substitui pesquisadores.

"Esperamos que ele... aumente, em vez de diminuir, a colaboração científica", disse o cientista do Google Vivek Natarajan.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade