Homem testa positivo para covid há mais de um ano, dizem pesquisadores
Paciente é monitorado por cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Caso é explicado por mutações do vírus em ritmo acelerado
Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, relataram um caso curioso de um paciente que testa positivo para a covid-19, de forma ininterrupta, há mais de um ano. O homem de 60 anos está infectado com o coronavírus há 471 dias, ou 1 ano, 3 meses e 16 dias.
Segundo a prévia do artigo, que ainda não foi publicado, mutações estão ocorrendo dentro do corpo do paciente em velocidade duas vezes superior ao que é visto globalmente.
Os cientistas explicaram que o processo de mutação observado no organismo do homem fez com que surgisse 3 variantes diferentes do Sars-CoV-2. Ainda assim, mesmo com uma alta carga viral e com os vírus infecciosos, ele não sente nenhum sintoma da covid-19.
O estudo também aponta que casos de covid longa são mais comuns em pessoas imunossuprimidas, o que explicaria o caso do homem, que está em um tratamento contra o câncer.