Itália desenvolverá protótipo de avião hipersônico da ESA
Primeiro voo teste da aeronave está previsto para 2026
A Itália ficará responsável pelo desenvolvimento do protótipo do projeto Hexa-Fly, da Agência Espacial Europeia (ESA), que consiste em uma aeronave civil hipersônica.
A empresa italiana Marotta, em colaboração com a SolidWorld e a Vection Technologies, iniciará a construção do moderno veículo civil aéreo a partir de 2024. O primeiro voo teste, no entanto, está previsto para 2026.
"Os meios de transporte hipersônicos representam o futuro do setor de transporte comercial em voos longos", disse o presidente da SolidWorld, Roberto Rizzo.
Capaz de voar oito vezes mais rápido que a velocidade do som e ir de Roma a Nova York em somente duas horas, a aeronave também é resistente a altíssimas temperaturas.
Diversos países já iniciaram investimentos em projetos de aviões hipersônicos, mas ainda não começaram a produzir resultados concretos.
"Graças a esta sinergia entre as empresas, a ESA pode experimentar essas aeronaves para o transporte civil, tendo espaço no meio de China e Estados Unidos, que até agora estão mais avançados nesta área", disse Rizzo.
O chefe da SolidWorld acrescentou que a "excelência italiana desempenhou um papel fundamental na criação do sistema de simulação no metaverso da aeronave para acelerar o processo de prototipagem". .