Jovem de 13 anos cria impressora braile feita de Lego
Jovem recebeu milhares de dólares do fundo de investimentos da Intel por sua invenção
Uma impressora braile de baixo custo foi desenvolvida recentemente por um jovem de apenas 13 anos. Shubham Banerjee já chama a atenção do mundo todo para seu empreendimento. À frente da startup Braigo Labs, sediada no Vale do Silício, o jovem acaba de receber centenas de milhares de dólares do fundo de investimentos da Intel para continuar a desenvolver sua invenção.
Em seu início, há um ano, a Braigo, como é chamada a impressora, era feita de peças de Lego.
Aos 12 anos de idade, Banerjee, nascido na Bélgica, apresentava o protótipo daquilo que foi apenas um projeto na feira de ciências da sua escola na Casa Branca, para o presidente norte-americano Barack Obama.
Com o apoio da Intel, o garoto deixou a impressora mais inteligente com a ajuda de um chip chamado "Edison". O redesenho do dispositivo agora consome menos energia e permite ações automatizadas – como a impressão de manchetes de jornais todos os dias pela manhã.
Embora impressoras braile já existam, o modelo de Banerjee conseguiu reduzir o preço médio do eletrônico em cerca de US$ 350 (aproximadamente R$ 900), o que pode facilitar - e muito - a vida dos deficientes visuais.
Aprenda a fazer a manutenção de computadores
Saiba como montar e consertar computadores e aprenda a instalar hardwares, softwares e muito mais. Curso com certificado do MEC, comece agora mesmo!