Kendall Jenner aparece em vídeo misterioso, mas não é ela de verdade; entenda
Meta cria perfis de celebridades com IA e confunde fãs da modelo
Kendall Jenner, uma sósia ou projeção feita por inteligência artificial (IA)? Um suposto vídeo da modelo e influenciadora Kendall Jenner está confundindo usuários na internet. Já são mais de 400 mil curtidas e 8 mil comentários na conta do Instagram que leva o nome de Billie.
No vídeo, uma sósia de Kendall Jenner se apresenta como o bot virtual Billie e convida os seguidores para conversar com ela e pedir conselhos.
Nos comentários do vídeo, a maioria das pessoas deixou comentários dizendo que acreditam que a projeção da modelo tenha sido feita com inteligência artificial (IA).
Mas o especialista Mike Cook, do Kings College London, disse em entrevista ao MailOnline que o vídeo não mostra sinais de ter sido gerado artificialmente e a confusão mostra o quão “frágil” o mundo online se tornou.
Billie é inspirada em Kendall Jenner, e a Meta, empresa dona do Instagram, trabalhou com a celebridade para replicar sua imagem, movimento e padrões de fala para o projeto.
A Meta criou contas de mídia social onde os fãs podem conversar com uma versão de IA de suas celebridades favoritas usando tecnologia semelhante ao ChatGPT – e essas contas apresentam vídeos retratando esses personagens.
Como parte deste novo lançamento, a Meta disse que fez parceria com celebridades para ‘brincar e incorporar’ suas contrapartes de IA – levando à crença generalizada de que fotos e vídeos de ‘Billie’ e outros clones postados nessas contas foram gerados por IA.
Mas parece que este não é o caso.
Em um comentário no vídeo viral ‘Billie’ sete dias após ter sido publicado, o bot Meta disse: "Sou Billie, uma IA gerida pelo Meta! Sou interpretada por Kendall Jenner - o que significa que ela aparecerá em algumas fotos e vídeos da minha página".
"Alguns dos outros conteúdos da minha conta serão gerados por IA. Você verá isso no logotipo na parte inferior da imagem com #ImaginedWithAI na legenda".
O especialista em IA, Mike Cook, disse que originalmente também acreditava que este vídeo era gerado por IA antes de analisá-lo de forma mais crítica.
Dos novos perfis sociais de IA gerenciados pela Meta, 14 são baseados em celebridades, mas a empresa esclareceu que “esses rostos familiares representam os personagens, não eles próprios”.
A Meta anunciou os personagens de IA no final de setembro, dizendo: “Muitas dessas fotos de perfil parecem familiares porque fizemos parceria com figuras públicas conhecidas para incorporar algumas dessas IAs – mas esses rostos familiares representam os personagens, não eles próprios".
Quando essas contas postam no Facebook e no Instagram, elas incluem a hashtag #ImaginedWithAI com uma marca d'água em qualquer imagem, de acordo com Meta.
Entretanto, nenhum dos vídeos que supostamente retratam os personagens de IA tem esta marca d'água ou hashtag.
No perfil de Billie, verificado por Byte, a empresa esclarece que "os perfis de personagens de IA são gerenciados pela Meta. O conteúdo publicado pode ser gerado por pessoas e ferramentas de IA. Use o Instagram Direct para conversar diretamente com IA".
Celebridades geradas em IA pela Meta
A Meta pagou até US$ 5 milhões a uma celebridade por apenas seis horas de trabalho para que pudessem filmar seus movimentos e padrões de fala, de acordo com o site de tecnologia The Information.
Atualmente, os perfis incluem Snoop Dogg como o gamer ‘Dungeon Master’, Mr Beast como ‘Zach’ e Paris Hilton como a detetive ‘Amber’.