Considerado um dos maiores matemáticos da história, Leonhard Euler publicou centenas de trabalhos na área e seus estudos - também em campos como física e astronomia - tiveram influência decisiva no desenvolvimento da matemática: uma influência que ainda tem traços nos dias de hoje. Nascido na Suíça em 15 de abril de 1707, Euler morreu em 18 de setembro de 1783, há exatos 230 anos.
Filho de um pastor, Euler cresceu na Basileia em uma época em que a cidade era um dos principais centros de matemática da Europa. Aos 7 anos, ele começou a estudar com um professor particular e, aos 13, já estava indo a palestras na universidade local. Em 1723, aos 16 anos, recebeu seu diploma de mestrado com uma dissertação na qual comparava os sistemas de filosofia natural de Newton e Descartes. Ele se matriculou na faculdade de teologia, atendendo a pedidos do pai, porém dedicava seu tempo livre ao estudo da matemática.
Em 1727, depois de ter sua solicitação rejeitada para ser professor de física na universidade da Basileia, Euler se mudou para São Petersburgo, na Rússia, onde trabalhou em sua teorias de produção da voz humana, de som e música, mecanismos da visão e percepção telescópica e microscópica. Com base em seu último trabalho, publicado em 1779, cientistas conseguiram desenvolver os primeiros telescópios e microscópios.
Outras contribuições de Euler para a astronomia incluem a comprovação de que a Lua e Vênus tinham atmosfera - fatos que as observações do eclipse do Sol feitas até então por cientistas não tinham detalhado.
<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/ciencia/batalha-cientistas/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/ciencia/batalha-cientistas/iframe.htm">veja o infográfico</a>