Nasa cria playlist com 'sons macabros' do Sistema Solar

29 faixas foram criadas por meio da conversão de ondas de plasma em sons

3 nov 2023 - 12h31

O Sistema Solar é imenso com seus vários corpos e planetas. Por muito tempo, diversas pessoas imaginaram que essa grande área era um espaço silencioso, mas acredite: é possível ouvir diversos sons fora do nosso planeta.

Nesta semana, a NASA disponibilizou em seu site uma lista com algumas faixas trazendo "sons macabros" diretamente do espaço. E acredite quando dizemos que eles são macabros, pois há até gemidos e assobios entre eles.

"Se você precisa de uma trilha sonora para uma reunião macabra, nós temos o que você precisa!", publicou a agência espacial em uma mensagem publicada em seu perfil no X (antigo Twitter).

Diferentes formas de ouvir o espaço

Os diversos corpos existentes no Sistema Solar podem emitir sons de formas variadas. Em muitos casos, isso pode acontecer quando fazemos a conversão do plasma que circula os campos magnéticos de objetos como planetas e até mesmo alguns astros.

Dessa forma, é possível converter essas sequências de ondas de plasma em sons e afirmar que cada corpo do Sistema Solar tem sua própria sonoridade. O Sol, por exemplo, poderia ser classificado como um grande rugido capaz de alcançar a casa de 100 decibéis. Para efeito de comparação, esse seria o mesmo volume de uma moto-serra.

Já a Terra, por exemplo, soa algo próximo a passarinhos, enquanto Saturno parece ser uma grande trilha sonora saída de um filme de ficção científica dos anos 1950.

Até mesmo as luas de Júpiter são capazes de surpreender quando falamos em efeitos sonoros. Europa e Ganímedes, por exemplo, entregam sons que lembram algo como blips robóticos.

Planetas e outros corpos do Sistema Solar são capazes de emitir sons variados. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Foto:   / Mega Curioso

Brincadeira de Halloween cheia de conhecimento

Vale lembrar que essa playlist "macabra" da NASA foi lançada no dia 31 de outubro como uma grande brincadeira para o Dia das Bruxas. Entretanto, é importante ressaltar que tais faixas mostram que o universo esconde segredos formidáveis em sua formação, ainda que levemente assustadores.

"Você já ouviu os rangidos, estalos e gargalhadas do nosso universo antes. Usando dados de nossa espaçonave, nossos cientistas reuniram novos sons sinistros das profundezas do espaço a tempo para o Halloween", escreveu a agência em uma mensagem em seu site oficial.

Caso esteja curioso para descobrir um pouco mais sobre sons originários de estrelas, correntes magnéticas criadas por pulsares e explosões cósmicas, basta criar a página especial criada pela NASA para compilar as 29 faixas acessíveis ao público.

Mega Curioso