Nasa divulga imagem após sonda entrar em órbita de asteroide
A sonda espacial Dawn capturou a primeira imagem após o início da sua órbita ao redor do asteroide gigante Vesta, informou a Agência Nacional Americana (Nasa) nesta segunda-feira. A imagem foi obtida para fins de navegação e mostra Vesta em detalhes nunca antes observados.
Quando Dawn entrou na órbita de Vesta havia aproximadamente 16 mil km entre a espaçonave e o asteroide. Engenheiros da Nasa estimam que a entrada ocorreu às 2h do sábado, no horário de Brasília.
Telescópios terrestres e espaciais obtiveram imagens de Vesta durante cerca de dois séculos, mas eles não foram capazes de ver muitos detalhes em sua superfície.
"Estamos começando o estudo do objeto possivelmente mais antigo existente no Sistema Solar", disse o pesquisador Christopher Russell, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. "Esta região do espaço tem sido ignorado por muito tempo. Até o momento, as imagens recebidas revelam uma superfície complexa, que parece ter preservado alguns dos primeiros eventos da história de Vesta".
Com 530 quilômetros de diâmetro Vesta é o segundo objeto de maior tamanho no cinto de asteroides; o primeiro em tamanho é o planeta anão Ceres. O cinto está habitado ao redor de 100 mil asteroides, considerados os "escombros" que ficaram após a formação do Sistema Solar há 4,6 bilhões de anos.
Lançada em setembro de 2007, a sonda estudará o Vesta durante um ano para empreender rumo ao planeta anão Ceres em julho de 2012, quando cumprirá outro marco ao se transformar na primeira sonda a orbitar os dois destinos do sistema solar mais distantes da Terra.