Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O céu não é o limite | Cometa vulcânico, Orion voltando, fosfina em Vênus e mais

Confira as principais notícias do espaço da semana 3 a 9 de dezembro de 2022 e fique por dentro de tudo o que mais importa no universo da astronomia!

10 dez 2022 - 22h01
(atualizado em 12/12/2022 às 08h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais uma semana se passou e algumas notícias sobre descobertas astronômicas e missões espaciais chamaram a atenção. Entre elas, o "cometa explosivo", as atualizações sobre a Artemis I e novos desdobramentos sobre a suposta descoberta de fosfina em Vênus.

Sem mais delongas, confira os principais destaques.

Cometa vulcânico sofre explosão intensa

Foto: NASA/JPL-Caltech/D. Cruikshank/J. Stansberry / Canaltech

O cometa 29P/Schwassmann-Wachmann teve mais uma erupção observada, e dessa vez foi uma das maiores dos últimos 12 anos. A erupção se estendeu por mais de 56 mil km na superfície do cometa e o material gelado atingiu a velocidade de 1.295 km/h.

Você não leu errado: o material vulcânico do 29P é gelado, pois se trata de um criomagma, ou seja, as erupções ejetam gases extremamente frios e gelo, além de compostos sólidos e hidrocarbonetos líquidos.

Orion retorna à Terra

No dia 5 de dezembro, a nave Orion iniciou suas manobras para iniciar o retorno à Terra. No momento, ela estava apenas a 128 km da superfície lunar. Agora, segue rumo um pouso no oceano Pacífico.

Durante essa manobra, que durou 207 segundos críticos, os cientistas testaram os sistemas mais uma vez. A missão Artemis I voou sem tripulação para testar a Orion e seus instrumentos em algumas das situações mais importantes do voo à Lua.

35º voo do Ingenuity é mais um recorde em Marte

O helicóptero Ingenuity completou seu 35º voo em Marte e marca um novo recorde de altitude no Planeta Vermelho. Foram 14 metros, superando a marca anterior de 12 metros.

Com 15 metros na horizontal percorridos, o helicóptero se manteve na atmosfera marciana por 52 segundos. Agora ele soma mais de 7 km percorridos em Marte e tempo de 59,9 minutos, no total.

Fosfina em Vênus ainda gera debates na ciência

Cientistas usando o Observatório voador Sofia coletaram leituras espectrais de Vênus para ver se há, de fato, fosfina em sua atmosfera. A molécula foi supostamente encontrada em 2020 e pode ser um indicador de vida no planeta vizinho.

O resultado do estudo com o Sofia foi negativo, mas a equipe que originalmente anunciou a descoberta da fosfina rebateu a pesquisa. Para eles, os autores do novo artigo usaram dados com ruídos que "esconderam" os sinais da molécula. O assunto ainda está longe de ser encerrado e cientistas ainda devem analisar Vênus com outros instrumentos.

Foguete sul-coreano está no Brasil e se prepara para Alcântara

As partes do foguete HANBIT-TLV chegaram ao Maranhão no dia 5 de dezembro. Algumas das peças vieram em um Boeing 747/400 e outras vieram por terra. Quando estiver montado, o foguete terá mais de 16 m de altura.

Em sua missão, o HANBIT-TLV fará um teste de voo suborbital a 100 km de altitude para, então, cair no mar. Tudo isso é apenas uma parte do desenvolvimento do HANBIT, projetado para lançar satélites.

Outras matérias que valem a pena:

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade