Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cientistas criam intestino humano dentro de rato pela 1ª vez

Objetivo é que, um dia, o transplante de tecidos de órgãos seja uma prática do passado, substituída pela criação "peças de reposição" no interior do corpo do paciente

20 out 2014 - 12h01
Compartilhar
Exibir comentários
<p>De acordo com o estudo, um intestino humano em miniatura - do tamanho de um dedo - cresceu dentro de um dos animais, a partir de uma única célula-tronco de um paciente</p>
De acordo com o estudo, um intestino humano em miniatura - do tamanho de um dedo - cresceu dentro de um dos animais, a partir de uma única célula-tronco de um paciente
Foto: Mark Howell / Flickr

Um grupo de cientistas americanos conseguiu cultivar segmentos de intestino humano dentro do corpo de um rato de laboratório. A ideia - que é inédita - seria produzir, nos seres humanos, algo parecido com "peças de reposição" para a reparação de tecidos e órgãos, usando células da pele dos próprios pacientes doentes. As informações são do The Independent.

Segundo a publicação, o estudo foi liderado por Michael Helmrath, do Centro Hospitalar Infantil de Cincinnati, no estado de Ohio. A pesquisa foi publicada pela revista Nature Medicine.

De acordo com o estudo, um intestino humano em miniatura - do tamanho de um dedo - cresceu dentro de um dos animais, a partir de uma única célula-tronco de um paciente. O pequeno órgão seria capaz de realizar muitas das funções associadas à digestão e à absorção de alimentos, segundo os cientistas.

"Esses estudos suportam o conceito de que as célular de pacientes podem ser usadas no crescimento de um intestino", diz Helmrath. "Isso fornece uma nova maneira de estudar as muitas doenças e condições que podem causar falência intestinal", afirma.

O objetivo dos pesquisadores é que, um dia, o transplante de tecidos de órgãos seja uma prática do passado, substituída pela criação de tecidos de substituição no interior do paciente. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade