Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Estudo identifica gene responsável pela capacidade de liderança

16 jan 2013 - 12h47

Um gene que pode definir a criação de líderes natos foi descoberto por cientistas da University College, no Reino Unido. O "gene da liderança", identificado com o código rs4950, é uma sequência congênita de DNA associado com pessoas que estão no comando, de acordo com os pesquisadores. Eles acreditam que a capacidade de liderar também pode ser aprendida, mas o gene seria responsável por fornecer o impulso necessário para tornar alguém um bom líder. As informações são do Huffington Post.

Cientistas acreditam que capacidade de liderança pode estar associada a um gene
Foto: Getty Images

Os pesquisadores descobriram o gene ao analisar amostras de DNA de aproximadamente 4 mil indivíduos e relacionar esses dados a informações sobre suas vidas. Empregos ligados à tarefas de supervisão foram utilizados como parâmetro para avaliar o comportamento de liderança. O estudo mostrou que cerca de 25% da variação nos traços identificados em líderes podia ser explicada pela genética.

"Identificamos um genótipo, chamado rs4950, que parece estar associado à passagem de liderança entre gerações. A ideia convencional - de que a liderança é uma habilidade - permanece bastante verdadeira, porém mostramos que é também, em parte, uma característia genética", afirmou o cientista Jan-Emmanuel De Neve, principal responsável pela pesquisa.

O estudo, publicado online na terça-feira pela revista científica Leadership Quarterly, sugere que líderes como Martin Luther King, Gandhi, Nelson Mandela e Winston Churchill tinham o gene da liderança. Apesar da alegada importância do gene, porém, conquistar uma posição de liderança ainda depende principalmente do desenvolvimento das habilidades necessárias, de acordo com os pesquisadores.

Fonte: Terra