Música romântica aumenta chances na conquista, diz estudo
Um estudo da Universidade da Bretanha Sul, na França, indica que o ambiente musical correto pode aumentar as chances de conseguir o telefone e até marcar um encontro com uma mulher. Os mesmos pesquisadores já haviam dito, em outro estudo, que músicas românticas em floriculturas estimulam os homens a comprar flores. As informações são do Live Science.
Durante o estudo mais recente, participaram jovens mulheres solteiras, entre 18 e 20 anos de idade. Primeiramente, elas responderam questionários para apontar que músicas consideravam como românticas e como "neutras". Depois, outro grupo de mulheres indicou 12 voluntários que elas consideraram mais atraentes.
A próxima fase reuniu 87 mulheres que passaram certo tempo em uma sala de espera que uma música tocando. Após isso, cada participante foi instruída a ficar conversando com um homem (que não estava no grupo dos 12 mais atraentes) sobre a diferença entre dois produtos alimentares. Depois de um tempo, o pesquisador pedia para o par esperar alguns minutos e deixava os dois sozinhos - era a chance para o homem pedir o telefone da mulher.
Na verdade, todos os homens ensaiaram a mesma frase para ser usada: "meu nome é Antoine, como você sabe, eu acho que você é muito legal e eu estava pensando se você poderia dar seu número de telefone. Eu telefonarei depois e nós podemos tomar um drinque em algum lugar na semana que vem". Lembrando que a fala seria em francês, o que teria um efeito um pouco diferente do que em português.
Segundo a pesquisa, quando a música que tocava na sala de espera era romântica, as chances do homem conseguir o número praticamente dobravam - 52% das mulheres que ouviram música romântica ofereceram o contato, enquanto que o índice caiu para 28% quando a canção era "neutra".
Os cientistas afirmam que o resultado da pesquisa pode ser explicado por estudos anteriores que indicam que músicas podem induzir a determinados sentimentos nas pessoas. Canções agressivas podem, por exemplo, aumentar o comportamento agressivo. Por outro lado, os pesquisadores dizem que são necessários mais estudos para entender a influência das músicas românticas no comportamento.