Nobel de Física em 1954, Max Born faria 130 anos hoje
Nesta terça-feira se completam 130 anos do nascimento do físico Max Born. Nascido na cidade de Breslau, na Alemanha, em 11 de dezembro de 1882, Born ganhou o Prêmio da Faculdade Filosófica da Universidade de Göttingen em 1906 pelo estudo sobre estabilidade dos fios. Um ano depois, se formou na mesma instituição com base em seu trabalho. Entre os estudos mais destacados do físico está o da teoria quântica, que lhe rendeu, juntamente com o físico Walther Bothe, o Prêmio Nobel de Física de 1954.
Veja a lista dos 10 últimos vencedores do Nobel de Física
Conheça os vencedores do Nobel 2011
Confira as universidades com mais prêmios
Veja fatos e curiosidades sobre o Prêmio Nobel
Teste seus conhecimentos sobre o Nobel
Nos anos de 1908 e 1909, Born trabalhou com físicos importantes e estudou a teoria da relatividade. Em 1921, ele foi professor da universidade onde estudou, onde ficou lecionando por doze anos. Durante esses anos, foram criados os mais importantes trabalhos do professor, entre eles o que levou um dos prêmios mais importantes da área de pesquisas.
De acordo com a descrição do prêmio, ele foi igualmente dividido entre os dois físicos, sendo para Born "por sua pesquisa fundamental na teoria quântica, especialmente pela sua interpretação estatística da função das ondas", e para Walther Bothe "pelo método de coincidência e por suas descobertas a partir disso".