Xícara é criada para astronautas beberem café no espaço
Uma máquina de café também está sendo projetada para que astronautas possam fazer bebidas quentes sem problemas
Os astronautas receberam uma boa notícia nesta semana: em breve, vão poder curtir aquela xícara de café no espaço, sem nenhum problema. Pesquisadores disseram que o novo objeto foi desenhado especialmente para situações sem gravidade. As informações são do Daily Mail.
Para criar o formato inovador, os designers envolvidos tiveram de usar simuladores de gravidade. As xícaras foram criadas e impressas em 3D pelos pesquisadores da Universidade do Estado de Portland e pela Faculdade de Engenharia e Ciências da Computação de Maseeh. Os seis exemplares serão enviadas à Estação Espacial Internacional em fevereiro de 2015.
“Sua geometria é inteligente, fornecendo um sistema de controle de fluidos sem a necessidade de bombas ou forças centrífugas”, disse Drew Wollman, que desenvolveu o sistema. “A forma do recipiente pode conduzir fluidos para locais desejados, sem peças móveis que exploram as forças passivas de molhagem e tensão superficial”, explica.
Agora, os astronautas poderão usar a máquina de expresso que já existe na estação espacial, levada pelo astronauta italiano presente entre a tripulação.
O sistema criado pelos especialistas é a segunda inovação anunciada para a alimentação dos astronautas sob gravidade zero nos últimos meses. Anteriormente, a Empresa de café Lavazza anunciou que está trabalhando com uma empresa de engenharia e especialistas de alimentos Argotec para construir uma máquina de café italiano para os astronautas. Chamada ISSpresso, esta seria a primeira máquina de café capaz de trabalhar na estação espacial, onde os princípios que regem a dinâmica dos fluidos e as misturas de líquidos são muito diferentes daquelas típicas na Terra. A máquina protótipo está sendo testado.
Ele usa um "sistema de cápsulas” que enche sacos plásticos com café expresso e outras bebidas quentes, como chá.