Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Planta do tabaco pode ser fonte de medicamentos, diz estudo

18 mar 2009 - 21h38
(atualizado às 23h12)
Compartilhar

O tabaco é uma preocupante fonte de problemas de saúde em todo o mundo, mas uma equipe de pesquisadores europeus conseguiu obter substâncias terapêuticas da planta. Na revista BMC Biotechnology, os cientistas afirmam que modificaram geneticamente a planta do tabaco para produzir remédios úteis no tratamento de doenças auto-imunes e inflamatórias.

A equipe é liderada pelo professor da Universidade de Verona (Itália) Mario Pezzotti e membros do projeto Pharma-Planta. A planta transgênica, à qual se incorporou material genético de um vírus e de um rato, é capaz de produzir interleucina-10 biologicamente ativa, uma potente substância antiinflamatória.

Os cientistas observaram que o vegetal é capaz de produzir níveis suficientemente altos da substância a ponto de possibilitar a utilização das folhas do tabaco sem a necessidade de submetê-las a processos de extração e purificação. "As plantas transgênicas (...) oferecem a possibilidade de produção de remédios em grande escala com baixos custos e poucas tarefas de manutenção", indica Pezzotti.

Agora, os pesquisadores administrarão as folhas da planta a ratos com doenças auto-imunes para analisar seu nível de eficácia. A equipe quer estudar se repetidas doses da planta, junto a antígenos também obtidos de tabaco transgênico, preveniriam o diabetes melito tipo 1.

O projeto Pharma-Planta é um consórcio de pesquisa integrado por diversas instituições e indústrias européias e sul-africanas, cujo objetivo é conseguir que as plantas produzam proteínas úteis na farmacologia.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra