Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que você sempre deve comer antes do sexo? Ciência explica

Estudo mostra que "carícias suaves" são menos prazerosas quando você está sem comer devido à grelina, o hormônio da fome

17 out 2023 - 15h39
(atualizado às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Estudo mostra relação entre alimentação e prazer durante o sexo
Estudo mostra relação entre alimentação e prazer durante o sexo
Foto: tonodiaz via Freepik

Pesquisadores afirmam que "carícias suaves" são menos prazerosas quando você está com fome. Este efeito incomum se deve ao “hormônio da fome”, a grelina. O estudo foi conduzido os cientistas da Universidade de Oslo, na Noruega. 

A grelina é um hormônio produzido e liberado principalmente pelas células do estômago, com pequenas quantidades também liberadas pelo intestino delgado, pâncreas e cérebro.

Muitas vezes é chamado de “hormônio da fome” porque estimula o apetite, aumenta a ingestão de alimentos e promove o armazenamento de gordura.

“Além do seu papel estabelecido como hormônio estimulador do apetite, a grelina também está envolvida na atribuição de valor a recompensas sociais como o toque”, explicaram os pesquisadores. 

Publicado na revista científica Psychophysicalology, o estudo diz que além da comida, o efeito da grelina também se estende a outros tipos de recompensas.

A equipe, liderada por Daniella Pfabigan, decidiu entender se o hormônio também afeta ou não a agradabilidade do toque. 

O estudo

No total, 60 participantes foram convidados a comparecer ao laboratório para testes em dois dias separados. 

No primeiro dia, os participantes chegaram às 15h00 em jejum desde as 09h00. Então, foram servidos com uma refeição líquida e uma banana. 

No outro dia de jejum, eles também ficaram sem comer até a chegada ao laboratório, mas não receberam comida. 

Por que essa estátua fica coberta de cobras? Por que essa estátua fica coberta de cobras?

Os exames de sangue confirmaram que no dia que foram alimentados, os níveis de grelina diminuíram após terem comido, enquanto os níveis permaneceram elevados no dia do jejum. 

Em ambos os dias, os participantes tiveram a canela direita escovada em várias velocidades, enquanto seus cérebros foram escaneados usando um scanner fMRI. 

Os participantes foram solicitados a avaliar a intensidade do toque e o quão agradável era.  

Os resultados revelaram que os toques foram classificados como ligeiramente mais agradáveis nos dias de “comida” do que nos dias de “jejum”. 

Pesquisadores afirmaram que, em apenas 2%, este efeito foi pequeno. No entanto, eles dizem que as descobertas podem ter implicações importantes numa “ampla gama de domínios”. 

“Por exemplo, pode implicar que o toque procurado por razões de bem-estar, como uma massagem relaxante, tenha um efeito mais positivo após uma refeição do que com o estômago vazio", descreve o estudo. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade