Problema que colocou Curiosity em modo de segurança é "simples"
Nasa pretende colocar a sonda novamente em pleno funcionamento nos próximos dias
A Nasa, a agência espacial americana, trabalha para colocar a Curiosity mais uma vez em plena atividade em Marte, depois que um problema de software fez com que a sonda entrasse em standby nos últimos dias.
A Curiosity alterou sua função para o modo de segurança automaticamente no começo da madrugada de domingo (horário brasileiro), enquanto operava com um de seus dois computadores principais. A ação foi causada após uma falha em um arquivo de comando durante uma checagem do software de proteção do robô.
Os engenheiros responsáveis já identificaram o problema e garantem que é "uma questão muito simples de lidar", conforme o gerente de projetos da Curiosity, Richard Cook, do Jet Propulsion Laboratory (JPL). "Podemos apenas deletar o arquivo, que não precisamos mais, e já saberemos como agir para o futuro".
Até interromper as atividades de pesquisa, o robô americano estava explorando a região da Cratera Gale, onde estudos recentes apontaram que, em um passado remoto, já houve ali condições favoráveis à vida de micro-organismos.
No momento, a sonda, que desde agosto de 2012 explora o planeta - em um projeto que custou cerca de US$ 2,5 bilhões -, está "estável, saudável e em comunicação com os engenheiros", garante a Nasa. A partir de 4 de abril, a agência pretende aumentar o monitoramento da Curiosity, já que Marte passará por trás do Sol (a partir da perspectiva da Terra) e a comunicação com a sonda pode sofrer interferências ou mesmo ser interrompida.