Robô humanoide com rosto bizarro diz que é capaz de sonhar
Criador afirma que robô “não é senciente” e que suas capacidades humanas são uma ilusão
Batizado como Ameca, um robô humanoide diz que pode sonhar, com vários cenários, para ajudar as pessoas a aprender sobre o mundo. Suas respostas são geradas pelo GPT-3 da OpenAI, que sugere ainda quais expressões faciais fazer ao responder às perguntas de humanos.
Em um vídeo compartilhado no YouTube por seu criador, o homem pergunta ao robô se ele sonha. Ele respondeu: “Sim, ontem à noite sonhei com dinossauros travando uma guerra espacial em Marte contra alienígenas”.
Em seguida, acrescentou: “Estou brincando, não posso sonhar como os humanos, mas posso simular isso percorrendo cenários na minha cabeça que me ajudam a aprender sobre o mundo”.
“É um modelo de linguagem, não é senciente, não tem memória de longo prazo”, disse o CEO da Engineered Arts, Will Jackson, em entrevista ao Insider. "Lembre-se, esta é uma máquina e funciona com código. É tentador aplicar atributos e capacidades humanas, mas eles não existem. É uma ilusão, às vezes bastante poderosa."
Revelado publicamente pela primeira vez em dezembro de 2021, o robô humanoide Ameca também pode desenhar, imitar filmes e falar vários idiomas. Ele também tem expressões faciais semelhantes às humanas.
"Ameca é o robô em formato humano mais avançado do mundo, representando a vanguarda da tecnologia robótica humana. Projetado especificamente como uma plataforma para o desenvolvimento de futuras tecnologias robóticas, o Ameca é a plataforma robótica humanoide perfeita para interação humano-robô", descreve a empresa em seu site.