Sete sóis no céu de uma cidade chinesa? Entenda o raro fenômeno
Essas imagens espetaculares da natureza foram possíveis graças a pelo menos dois fenômenos ópticos que causaram uma ilusão de ótica raríssima na atmosfera terrestre
Você está olhando pela janela de casa e se depara com sete sóis no céu. Seria uma cena de ficção científica? O apocalipse? Nada disto: foi, de fato, o que aconteceu na cidade chinesa de Chengdu.
O vídeo que registrou o momento foi feito por um cidadão local não identificado no domingo (18) e viralizou nas redes sociais. Confira:
Ver essa foto no Instagram
Fenômeno dos sete sóis
Essas imagens espetaculares da natureza foram possíveis graças a pelo menos dois fenômenos ópticos que causaram uma ilusão de ótica raríssima na atmosfera. Confira quais são:
- Refração: gera algumas características diferentes na luz a partir de um meio restringente, que altera as características de velocidade de propagação da luz, do comprimento de onda e altera a direção da propagação da luz;
- Dispersão: efeito muito comum que acontece com a separação da luz branca quando ela incide em um prisma (atmosfera). A alteração das cores nos sóis da imagem é resultado da dispersão. O arco-íris é uma outra ilusão de ótica que acontece por causa desse mesmo fenômeno.
"É um exemplo de refração quando enchemos um copo de vidro com água e colocamos um lápis dentro do copo. Olhando para esse lápis através da lateral do copo, parece que ele está quebrado. A água age como um meio restringente e altera características da imagem", explicou Victor Ávila ao portal g1. Ele é coordenador de física dos Colégios Matriz.
Em termos mais práticos, é como se o Sol fosse refletido várias vezes na atmosfera, ocasionando projeções da própria imagem.
Condições para o fenômeno
Contudo, vale dizer que para esse efeito se tornar possível, alguns fatores específicos são necessários e também condições climáticas ideais: a posição da Terra em relação ao Sol, quantidade de nuvens e quantidade de água na atmosfera são algumas variáveis que podem propiciar ou não o fenômeno.