Sintomas atuais de Covid-19: estudo revela os principais sinais de infecção
Relatório britânico analisou informações de mais de 17 mil pessoas e destacou quais são os sintomas atuais de Covid-19
Desde o início da pandemia de Covid-19, as diferentes cepas e mutações do coronavírus desafiam as comunidades científicas do planeta. Afinal, a infecção pode causar diferentes tipos de problemas e sequelas para os pacientes. Necessitando, inclusive, de tratamentos específicos e personalizados. Por esses motivos, é fundamental saber sempre quais são os sintomas atuais de Covid-19. Aqueles que estão em maior evidência no momento.
Para descobrir isso, um estudo realizado no Reino Unido, em parceria com pesquisadores do King's College, em Londres, reuniu informações de 17,5 mil pessoas que testaram positivo para Covid-19 nos últimos dias. E os principais sintomas observados foram:
- Dor de garganta;
- Dor de cabeça;
- Coriza;
- Tosse;
- Voz rouca;
- Espirros;
- Cansaço;
- Dores musculares.
Febre, perda do olfato e paladar, que eram sintomas comuns no início da pandemia, se tornaram menos regulares com o passar do tempo. No entanto, continuam sendo indicativos de uma possível infecção por coronavírus.
A pesquisa reforça a ideia de que os sintomas mais recorrentes de Covid-19 se modificaram bastante ao longo da pandemia. A explicação para esse fenômeno, são as diferentes cepas e mutações do coronavírus. Por isso, a tendência é que, caso o vírus continue a se modificar, os sintomas e efeitos da infecção também sofram alterações.
No início de 2022, um outro estudo, realizado por especialistas do aplicativo ZOE Covid, utilizando relatórios de saúde do Reino Unido, indicou os principais sintomas da variante Ômicron do coronavírus:
- Dor de cabeça;
- Coriza;
- Fadiga;
- Espirros;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Voz rouca;
- Calafrios;
- Febre;
- Tontura;
- Confusão mental;
- Olfato alterado;
- Dor nos olhos;
- Dores musculares incomuns;
- Perda de apetite;
- Incapacidade de sentir cheiro;
- Dor no peito;
- Glândulas inchadas;
- Desânimo.
Vale lembrar, no entanto, que, de lá para cá, o coronavírus já sofreu algumas mutações e diferentes cepas estão em circulação. Por isso, a recomendação é que, caso qualquer um dos sintomas relacionados acima apareça, um médico seja consultado imediatamente. Além disso, também é fundamental realizar o teste de Covid-19 e manter-se isolado até a confirmação do resultado.