SP: superbactéria inédita é identificada em brasileiro
Um paciente que estava internado no Hospital das Clínicas de São Paulo em 2013 teve uma superbactéria inédita no mundo identificada em seu sangue, o que colocou a comunidade científica internacional em alerta. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com a publicação, o microrganismo é de uma classe já conhecida, mas tem características que o tornam único, como a capacidade de infectar pessoas saudáveis, fora do hospital, e um alto nível de resistência aos antibióticos mais usados para tratar infecções severas.
A cepa original da superbactéria é uma das causas mais comuns de infecções de pele e mucosas em pessoas de todas as idades, inclusive as saudáveis.
Segundo o jornal, a bactéria estava alojada em um homem de 35 anos internado no HC. Ele teria apresentado infecções na pele e depois no sangue. A infecção foi debelada com um antibiótico potente (bactemicina), mas o homem morreu três meses depois de pneumonia, em novembro de 2013. Nenhum outro paciente foi infectado pelo microrganismo.