Vídeo: astronauta faz registro de formação da aurora boreal
Explosões de raios solares formam um belo cenário no céu do polo norte da Terra
Integrante da Expedição 70 da Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta Matthew Dominick está na missão SpaceX Crew-8 da Nasa como engenheiro de voo a bordo do laboratório orbital e fez registros impressionantes da aurora boreal, tanto em vídeo como em foto.
Timelapse of the moon setting into streams of red and green aurora followed by a sunrise lighting up Soyuz with a light blue.
The aurora have been amazing the past few days. Great timing for trying out a new lens that recently arrived on Cygnus.
15mm, T1.8, 1/3s exposure,… pic.twitter.com/otFv5pZ6vd
— Matthew Dominick (@dominickmatthew) August 12, 2024
As postagens feitas por Dominick no X (antigo Twitter) nos últimos dias logo viralizaram. O vídeo, por exemplo, foi publicado, em formato timelapse e mostra a formação da aurora boreal sobre o polo norte da Terra. Também é possível notar a Lua se pondo e o Sol nascendo no registro.
As auroras boreais retratadas por Matthew Dominick são resultado de explosões de raios solares que ocorreram nos últimos dias. A Terra presenciou uma tempestade geomagnética, formando auroras em latitudes mais baixas que o usual. Apesar de provocar muita beleza, esse fenômeno pode interferir em satélites, GPS e transmissões de rádio.
O astronauta também havia compartilhado, no dia anterior, outro registro da aurora boreal, contando sobre o momento em que se preparou rapidamente para fazer a fotografia.
The moon makes it way towards the horizon to set amongst red and green aurora . . . I was setup in a different window and saw this through another window. I made a quick camera, camera mount, and shroud teardown and setup. Felt so lucky to grab this shot.
15mm, T1.8, 1s, ISO… pic.twitter.com/Z3TYlFhgNo
— Matthew Dominick (@dominickmatthew) August 11, 2024
"A lua caminha em direção ao horizonte para se pôr entre auroras vermelhas e verdes… Eu estava configurado em uma janela diferente e vi isso através de outra janela. Fiz uma câmera rápida, montagem de câmera e desmontagem e configuração da cobertura. Me senti muito sortudo por tirar essa foto", escreveu.
Se tudo ocorrer como esperado, a missão da qual Matthew Dominick
faz parte deve retornar à Terra em setembro.