Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo mostra camaleão exibindo "todas as cores" antes de morrer

Em seu último minuto de vida, um camaleão da espécie Furcifer labordi mostrou todo o seu potencial, com várias cores tomando conta de seu corpo. Veja o vídeo

25 jan 2024 - 11h50
(atualizado às 16h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O camaleão chama atenção naturalmente com seus superpoderes de camuflagem e troca de cores. Em um vídeo divulgado no último dia 8 pela PBS Nature, uma fêmea da espécie Furcifer labordi deu um show antes de morrer, exibindo diversos padrões de cores em uma espécie de "últimas palavras".   

Foto: Cécile Brasseur/Unsplash / Canaltech

O registro — feito na Floresta Kirindy, no oeste de Madagascar — faz parte de uma série chamada Big Little Journeys e traz um timelapse do animal trocando de cor. "Em seus últimos momentos, sua pele explode em cores, como se estivesse pronunciando suas últimas palavras", diz o narrador durante o vídeo.

Em entrevista ao Live Science, os biólogos que participaram desse registro relataram que a espécie possui um tempo de vida bem curto: apenas quatro a cinco meses, ou seja: passa mais tempo se desenvolvendo dentro do um ovo (o que dura cerca de oito a nove meses) do que vivendo fora dele.

"As fêmeas colocam toda a sua energia na produção de ovos que precisam passar pela longa seca enquanto estão no subsolo e morrem poucas horas depois, pois têm poucos recursos restantes", mencionou a equipe da série. Veja o vídeo da despedida da camaleoa:

O objetivo da série foi capturar o ciclo de vida completo da espécie (que, em comparação com as outras, ainda é pouco conhecida). Os próprios envolvidos confessaram que as imagens foram "impressionantes" e "comoventes". 

Por que o camaleão muda de cor?

A habilidade do camaleão de mudar de cor se deve a células especializadas na sua pele chamadas cromatóforos, que possuem pigmentos coloridos. As alterações são comandadas por células nervosas (os famosos neurônios). Existem três tipos principais de cromatóforos em camaleões:

  • Melanóforos, responsáveis pelas cores escuras, como preto e marrom.
  • Eritróforos, responsáveis pelas cores vermelhas.
  • Xantóforos, que refletem cores amarelas.

Então acontece da seguinte maneira: quando os camaleões ajustam a quantidade de pigmento em cada tipo de cromatóforo (o que acontece por meio de mensagens elétricas dos neurônios), as cores mudam.

Se você acha que a mudança de cores tem relação com o sentimento do camaleão, está correto! Quando um camaleão está relaxado, os pigmentos são distribuídos de uma certa maneira, e a cor que vemos é o resultado dessa distribuição. Já quando o camaleão fica animado ou estressado por algum estímulo, os neurônios enviam sinais para alterar a distribuição de pigmentos nos cromatóforos. Resultado: mudança de cor!

Camaleão não faz apenas camuflagem

A mudança de cores pode acontecer para camuflagem, sim, mas não é só isso. O camaleão também usa o recurso para expressar emoções, regular a temperatura do corpo e até para se comunicar com seus semelhantes. O animal responde principalmente a estímulos internos e externos, como luz, temperatura e perigo.

Fonte: PBS Nature, Live Science, San Diego Zoo Animals & Plants

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade