Cientista russo morre envenenado após falha em missão lunar, diz site
Falecimento ocorre poucas semanas após o fracassado pouso da sonda Luna-25 da Rússia na Lua
O jornal russo Moskovsky Komsomolets afirmou nesta sexta-feira (1) que Vitaly Melnikov, cientista da agência espacial russa, a Roscosmos, morreu após ser envenenado por cogumelos não comestíveis.
O falecimento ocorre poucas semanas após o fracassado pouso da sonda Luna-25 da Rússia na Lua. Segundo o jornal russo, Melnikov liderou os sistemas espaciais e de foguetes da RSC Energia, o principal fabricante de espaçonaves de Moscou.
Ele teria sido internado no hospital em 11 de agosto, no mesmo dia em que um foguete Soyuz transportando a sonda foi lançado do cosmódromo de Vostochny.
A primeira missão lunar de Moscou em 50 anos terminou em desastre depois que a Luna-25 caiu na superfície do satélite natural da Terra. A espaçonave não tripulada foi despedaçada depois de cair na superfície lunar e pode até ter causado uma cratera avistada pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, da Nasa.
O governo russo não se manifestou sobre o caso. A morte também ocorre poucos dias após a queda de uma avião matar Yevgeny Prigozhin, líder miliciano que se tornou inimigo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, após liderar uma tentativa de golpe no país. O caso vem alimentando teorias da conspiração nas redes sociais.