Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cientistas acham planeta com dois sóis como Tatooine, da saga Star Wars

TOI-1338 c é um novo planeta circunbinário — que orbita duas estrelas em vez de uma

13 jun 2023 - 10h57
Compartilhar
Exibir comentários
Representação virtual de um planeta em órbita de duas estrelas
Representação virtual de um planeta em órbita de duas estrelas
Foto: NASA/JPL-CALTECH/T. PYLE

Denominado TOI-1338 c, um novo planeta circunbinário — que orbita duas estrelas em vez de uma — foi descoberto por cientistas, segundo estudo publicado nesta segunda-feira (12) na Nature Astronomy.  O planeta tem 65 vezes a massa da Terra e leva 215 dias para orbitar seu sol.

Uma curiosidade chamou a atenção dos astrônomos e dos fãs de Star Wars, uma vez que o personagem Luke Skywalker vivia em um planeta rochoso, chamado Tatooine, que também orbitava duas estrelas ao mesmo tempo, proporcionando ao herói um 'pôr do sol duplo'.

Na vida real, os astrônomos descobriram o TOI-1338 c, que gira em torno de seu próprio conjunto de estrelas. 

Este é o segundo planeta a ser encontrado neste sistema solar distante, após a descoberta do TOI-1338 b em 2019. Ambos orbitam sua estrela no sistema solar, chamada TOI-1338, que tem cerca de 4,4 bilhões de anos e está localizada a 1.300 anos-luz da Terra, na constelação de Pictoris.

Uma equipe internacional, incluindo especialistas das universidades de Birmingham, Londres, St Andrews e Keele, descreveu as descobertas em um estudo.

“Relatamos a detecção de um planeta gigante gasoso em órbita em torno de ambas as estrelas de um sistema estelar binário eclipsante”, descrevem os estudiosos em no artigo.

"O sistema discutido neste artigo é apenas o segundo sistema conhecido por hospedar múltiplos planetas."

 Ambos TOI-1338 b e TOI-1338 c são planetas circumbinários. Ainda na virada do século, a existência de planetas circumbinários estava “confinada à ficção científica”, dizem os autores.

Mas tudo isso mudou em 2011, quando foi anunciada a descoberta do primeiro planeta circumbinário, Kepler-16b.

O recém-descoberto TOI-1338 c, é um gigante gasoso, enquanto TOI-1338 b é um gigante de gelo semelhante a Netuno, de acordo com a Nasa.

O TOI-1338 c está mais longe de sua estrela e está em uma órbita mais ampla que o TOI-1338 b, que foi descoberto por um estagiário da Nasa no verão de 2019 usando o popular método de trânsito.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade