Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Cientistas criam pele de gel que dá sensibilidade de toque aos robôs

4 mai 2023 - 13h27

Cientistas criaram uma pele de hidrogel que pode fornecer sensibilidade de toque aos robôs, permitindo que estes detectem as propriedades táteis dos objetos e reproduzindo artificialmente o sentido do tato humano. A novidade foi descrita em um estudo publicado na revista Materials Today Electronics.

Para reconstruir estímulos táteis, o material conta com uma série de eletrodos. A pele artificial também é acoplada a um sistema de hardware. A tecnologia ainda usa tomografia de impedância elétrica (EIT), que se baseia nos eletrodos na borda da pele para aplicar correntes e medir voltagens que fornecem informações sobre o estado da pele. Usando essas voltagens, é possível deduzir onde a pele foi tocada, ou se foi danificada.

Os pesquisadores criaram mapas de deformação para seu sistema baseado em hidrogel usando dados do mundo real. Nos experimentos, o sistema superou significativamente um sistema de pele artificial baseado em redes neurais convencionais.

Foto: myjuly/envato / Canaltech

Os pesquisadores reconhecem que a combinação de tecnologias de tomografia de impedância elétrica com peles sensoriais funcionais resulta em um conjunto de problemas difíceis de resolver usando abordagens puramente matemáticas, então a ideia foi apresentar uma maneira de simplificar isso incluindo uma pequena quantidade de dados do mundo real nos cálculos.

Por enquanto, a tecnologia que dá sensibilidade de toque aos robôs foi utilizada para localização de danos, monitoramento do ambiente e reconhecimento de diferentes estímulos táteis. Conforme sugere o estudo, o sistema teve um bom desempenho em todas essas três tarefas.

Fonte: Materials Today Electronics via Tech Xplore