Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Cientistas descobrem cometa brilhante que pode ser visível a olho nu neste mês

Com previsão de alcançar seu ponto mais próximo da Terra no dia 24 de outubro, O C/2024 será visível no Hemisfério Sul

10 out 2024 - 15h56
Representação de um cometa no dia 30 de setembro de 2024 da Fazenda Astro Tivoli, Namibia.
Foto: Michael Jäger, Gerald Rhemann, Dennis Möller

Um espetáculo celeste duplo está encantando observadores do mundo todo. Após a intensa observação do cometa Tsuchinshan-ATLAS, que durante semanas dominou os céus, um novo astro luminoso surge para tomar o protagonismo: o cometa C/2024 S1.

Descoberto recentemente pelo projeto ATLAS, o C/2024 S1 promete ser um espetáculo à parte. Com previsão de alcançar seu ponto mais próximo da Terra no dia 24 de outubro, ele poderá ser visto a olho nu, especialmente no Hemisfério Sul.

O C/2024 S1 passará a 131,6 milhões de km do nosso planeta. Quatro dias depois, em 28 de outubro, ele atingirá seu ponto mais próximo do Sol, ou periélio, quando passará por nossa estrela natal a uma distância de cerca de 1,2 milhões de km.

Sua trajetória pelo Sol, evento que pode resultar em um brilho ainda maior, pode significar também sua desintegração.

Como observar

A cor verde característica do C/2024 S1, atribuída à presença de moléculas de dicarbono, o torna ainda mais intrigante. Essa frequência incomum já foi observada em outros cometas, como o 12P/Pons-Brooks, e desperta o interesse dos cientistas por suas propriedades químicas.

Para observar o cometa C/2024 S1, é recomendado procurar locais com pouca poluição luminosa, como áreas rurais.

Binóculos ou telescópios podem aprimorar a experiência, permitindo visualizar detalhes como a cauda e a coma do cometa.