Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cientistas descobrem como o metabolismo transforma gordura ruim em gordura boa

Estudo publicado na revista Metabolites mostra que cientistas descobriram como transformar gordura ruim em boa, o que pode ajudar em tratamentos

14 out 2022 - 17h11
(atualizado às 20h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Em estudo publicado na revista científica Metabolites, um grupo de pesquisadores descreveu a descoberta de como os processos metabólicos transformam a gordura ruim em gordura boa. A novidade aumenta a esperança de novas terapias voltadas para a obesidade.

A busca dos especialistas levou a examinar um catálogo de compostos de medicamentos existentes já testados para segurança humana, até chegar em um medicamento para asma chamado zafirlukast. A substância se mostrou capaz de transformar células de gordura.

Só que o zafirlucaste é tóxico quando administrado em altas doses, então os especialistas passaram a se concentrar em encontrar um metabólito que fornecesse o mesmo efeito funcional, mas sem os efeitos colaterais.

Na prática, os autores vasculharam milhares de metabólitos para encontrar um que desencadeou a formação de células de gordura sem causar nenhum dano. Chamado de miristoilglicina, esse metabólito foi o único dos milhares selecionados que tinha essas características particulares.

Foto: Diana Polekhina/Unsplash / Canaltech

O metabólito é biossintetizado após o tratamento com zafirlukast e converte gordura ruim em gordura boa sem os efeitos tóxicos da droga, o que representa um sinal positivo para o caminho dos pesquisadores em direção ao uso terapêutico. Um dos objetivos é que seja usado para tratar doenças no futuro.

"A razão pela qual muitos tipos de moléculas não chegam ao mercado é por causa da toxicidade. Com nossa tecnologia, podemos extrair metabólitos endógenos — ou seja, aqueles que o corpo produz por conta própria — que podem ter o mesmo impacto de uma droga com menos efeitos colaterais", concluem os autores do estudo.

Fonte: Metabolites, Scripps Research via New Atlas 

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade