Cientistas descobrem fóssil raro de dinossauro com 152 milhões de anos

O esqueleto é completo e bem preservado de um animal de pequeno porte, apenas com uma porção pequena da mandíbula esquerda faltando

29 dez 2022 - 13h33
Foto: Steven U. Vidovic, David M. Martill in / Wikimedia Commons

O pterodáctilo, primeiro pterossauro conhecido e descoberto na Alemanha em 1782, teve seu primeiro fóssil encontrado recentemente perto de Painten, pequena cidade na da Francônia, no mesmo país. Descrito na revista Fossil Record, ele é cerca de um milhão de anos mais velho que outros da mesma espécie.

Pterossauros foram a espécie dominante de dinossauros voadores que possuíam de um até 12 metros de comprimento. Eles viveram desde o período Triássico Superior (há 227 milhões de anos) até a extinção final desses animais na era do Cretáceo (há 66 milhões de anos).

Originalmente, pensava-se que os pterodáctilos eram animais aquáticos, mas depois descobriu-se que eram répteis voadores e pertencentes a um novo grupo de dinossauros, ainda desconhecido na época.

Trabalho e investigações

Desenterrado ainda em 2014, durante escavações em uma pedreira de calcário ativa, foram necessárias mais de 120 horas de trabalho mecânico e meticuloso para estudar este fóssil

Na equipe estavam os pesquisadores Felix Augustin, Andreas Matzke, Panagiotis Kampouridis e Josephina Hartung, da Universidade de Tübingen, e Raimund Albersdörfer, do Museu Dinosaurier Altmühltal.

Foto: Dinopedia

“As rochas da pedreira, que produziram o novo espécime de pterodáctilo (Pterodactylus), consistem em calcário silicificado que foi datado do estágio Kimmeridgian superior (cerca de 152 milhões de anos atrás)”, afirmou Felix Augustin, da Universidade de Tübingen.

E completou: “Anteriormente, pterodáctilos só tinham sido encontrados em rochas mais jovens do sul da Alemanha pertencentes ao estágio que se segue após o Kimmeridgian”.

Bem preservado

O fóssil é um esqueleto completo e bem preservado de um animal de pequeno porte. “Apenas uma porção muito pequena da mandíbula esquerda, bem como da tíbia esquerda e direita, está faltando. Fora isso, o esqueleto é quase perfeitamente preservado com todos os ossos presentes e em sua posição anatômica aproximadamente correta”, descreveram os pesquisadores.

Com um crânio de cinco centímetros, o esqueleto provavelmente refere-se a um pterodáctilo “sub-adulto”. Essa seria uma idade intermediária e rara de ser encontrada.

Na mesma pedreira onde foi achado o pterodáctilo, em Painten, outros fósseis preservados de vários outros animais também foram encontrados, como ictiossauros, tartarugas, parentes de crocodilos marinhos e terrestres e dinossauros.