Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cientistas descobrem nova espécie de dinossauro com "só" 1,80 m

Animal pesava entre nove e 27 quilos e viveu no Texas há mais de 96 milhões de anos

6 nov 2023 - 13h33
Compartilhar
Exibir comentários
Mandíbula de dinossauro encontrado no Texas sugere que o animal teria entre nove e 27 kg
Mandíbula de dinossauro encontrado no Texas sugere que o animal teria entre nove e 27 kg
Foto: Journal of Vertebrate Paleontology

Cientistas do Museu Perot de Natureza e Ciência nomearam um fóssil de dinossauro, descoberto em 2020, que costumava vagar pelo leste da América do Norte há mais de 96 milhões de anos. 

Os resultados da pesquisa de três anos foram publicados recentemente na revista científica  Journal of Vertebrate Paleontology.

O fóssil de uma “mini” mandíbula foi descoberto em uma formação rochosa perto do Lago Grapevine, nos arredores de Dallas, onde paleontólogos do museu coletam fósseis há anos.

Inicialmente, os cientistas pensaram que o achado pertencia a um pequeno crocodilo, mas logo descobriram que estavam errados.

"Só quando o levamos de volta ao laboratório, o colocamos sob um microscópio e o limpamos com pequenos alfinetes e agulhas é que percebemos que não era como um pequeno crocodilo, mas em vez disso era um novo tipo de dinossauro”, afirmou Ron Tykoski, vice-presidente de ciência do Perot, em um comunicado.

Pequenino

O pequeno dinossauro ganhou o nome de Ampelognathus coheni, algo pode ser traduzido aproximadamente como "mandíbula de Cohen". A escolha foi uma homenagem ao voluntário que o encontrou, Murray Cohen.

O fóssil tinha cerca de cinco centímetros, e as análises sugerem que o animal teria cerca de um 1,80 metros de comprimento, ou o tamanho de uma mesa de escritório padrão, e pesava algo em torno de nove a 27 quilos, ou o tamanho de um cachorro de tamanho médio.

“É um animalzinho pequenino”, disse Tykoski. "Você quase poderia segurar a cabeça dele com a mão."

Muitos dinossauros ornitópodes são semelhantes, por isso não ficou claro a princípio se os cientistas haviam encontrado uma nova espécie; no entanto, após uma inspeção mais aprofundada do fóssil, eles rapidamente perceberam que a mandíbula não correspondia à anatomia de outros grandes dinossauros da região. 

Depois de eliminar o potencial de um crocodilo e de um grande dinossauro, os cientistas começaram a examinar seriamente se estavam lidando com uma nova espécie.

Segundo os cientistas, a descoberta do animal no Texas confirma que esta espécie de fato chamou a área de lar em determinado momento e sugere que mais poderão ser encontrados nos próximos anos.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade