Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Cientistas descobrem que abraçar seu cachorro pode reduzir percepção da dor

Estudo publicado na revista científica Acta Psychologica sugere que vínculo entre humanos e animais pode ter impacto no bem-estar

12 set 2024 - 12h16
O avanço da idade pode trazer modificações no comportamento dos cachorros
Foto: Freepik | Freepik / Portal EdiCase

Uma pesquisa realizada pela Universidade Humboldt de Berlim revelou que a presença de cães pode ser mais eficaz em reduzir a sensação de dor do que a companhia de outros humanos.

O estudo, publicado na revista Acta Psychologica, sugere que o vínculo entre humanos e seus animais de estimação pode ter um impacto significativo no bem-estar físico e emocional.

Cientistas alemães conduziram dois experimentos nos quais participantes realizaram tarefas que induziam dor física, como mergulhar a mão em água gelada.

Durante os exercícios, os voluntários estavam acompanhados por seus próprios cães, por pets desconhecidos, por amigos ou por ninguém. Os resultados mostraram que a presença dos cachorros, especialmente dos animais de estimação dos participantes, reduzia significativamente a percepção da dor e as reações fisiológicas associadas.

Resultados

A equipe de pesquisa atribui esses resultados ao vínculo especial entre humanos e cães, caracterizado por um apoio incondicional e não julgador.

De acordo com os pesquisadores, ao contrário dos humanos, que podem gerar expectativas sociais ou julgamentos, os cães oferecem uma presença constante e acolhedora — o que contribui para um maior bem-estar emocional e, consequentemente, para uma menor percepção da dor.

Embora os pesquisadores ressaltem que a pesquisa se concentrou na percepção da dor e não na dor física em si, os resultados abrem portas para novas investigações sobre o papel dos animais de estimação na saúde humana.