Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cientistas estão cada vez mais perto de desvendarem a insônia

A insônia é considerada como um distúrbio do sono comum. Com o tempo, a falta de sono pode levar a problemas de saúde. Veja o que os cientistas sabem até agora

5 out 2022 - 13h37
(atualizado às 15h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Pesquisadores de Oxford revelaram, em um artigo, que a ciência está cada vez mais perto de desvendar a verdadeira causa da insônia e como tratá-la. Durante décadas, os cientistas lutaram para oferecer uma boa solução, mas uma explosão na pesquisa do sono nos últimos anos ajudou a identificar os processos neurológicos e mentais subjacentes a essa condição.

A insônia é considerada um distúrbio do sono comum. Com o tempo, a falta de sono pode levar a problemas de saúde como diabetes, hipertensão e ganho de peso. Pode ser notada através da dificuldade para adormecer, pelo hábito de acordar durante a noite ou, ainda, acordar mais cedo do que o desejado.

Os cientistas indicam que a insônia de curto prazo tende a durar alguns dias ou semanas e geralmente é desencadeada pelo estresse. Enquanto isso, a insônia crônica acontece quando as dificuldades do sono ocorrem pelo menos três vezes por semana durante três meses ou mais.

Os sintomas de insônia ocorrem em aproximadamente 33% a 50% da população adulta, enquanto o transtorno de insônia crônica, que está associado a sofrimento ou prejuízo, é estimado em 10% a 15%. O funcionamento diurno é afetado pela insônia de curto e longo prazo, enquanto a insônia crônica pode causar sérios impactos sociais e de saúde.

Foto: amenic181/Envato / Canaltech

O que causa a insônia?

Muitas coisas podem contribuir para o desenvolvimento da insônia, incluindo fatores ambientais, fisiológicos e psicológicos, como:

  • Estresse no trabalho ou dificuldades financeiras
  • Estilo de vida pouco saudável
  • Transtornos de ansiedade, depressão e/ou outros problemas de saúde mental
  • Doenças crônicas como câncer
  • Dor crônica devido a artrite, fibromialgia ou outras condições
  • Distúrbios gastrointestinais, como azia
  • Medicamentos e outras substâncias
  • Distúrbios neurológicos, como Alzheimer ou Parkinson
  • Outros distúrbios do sono, como apneia do sono

Como tratar insônia

Para insônia crônica, seu médico pode recomendar a Terapia Cognitivo Comportamental, uma intervenção breve e estruturada para insônia que ajuda a identificar e substituir pensamentos e comportamentos que causam ou pioram problemas de sono por hábitos que promovem um sono profundo.

Mudanças de comportamento e estilo de vida podem ajudá-lo a melhorar seu sono a longo prazo. Entretanto, em alguns casos, tomar pílulas para dormir por um curto período de tempo pode ajudá-lo a combater a insônia. Mas vale o alerta de que os medicamentos devem ser prescritos por um profissional.

Fonte: News Medical, NewScientist

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade