Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Cientistas estão preocupados com o aumento exponencial de animal invasor

Espécies invasoras de caracol podem causar danos à agricultura e transmitir doenças; aumento pode estar associado às mudanças climáticas

19 jan 2023 - 17h48
Caracóis podem virar verdadeira dor de cabeça
Foto: Unsplash

Pesquisadores alemães do Instituto Leibniz para Análise de Mudanças na Biodiversidade estão atentos ao crescimento exponencial de um animal capaz de destruir plantações, se alimentar de espécies nativas e transmitir inúmeras doenças aos humanos: os caracóis.

Esse animais desempenham um papel crucial nos ecossistemas terrestres, decompondo plantas e ajudando no ciclo de transmissão de nutrientes e formação do solo. Todavia, cada vez mais espécies estão invadindo e desregulando habitats alheios com a sua superpopulação.

"Apesar dos esforços para compilar listas de espécies exóticas, não há sequer um inventário bem documentado de espécies exóticas de invertebrados para a Europa", diz Bernhard Hausdorf, professor envolvido no estudo.

O estudo, publicada na revista NeoBiota, examina 22 espécies de caracóis introduzidas na Europa e no Mediterrâneo de outros continentes.

Enquanto alguns tipos causam poucos problemas, algumas espécies carnívoras ameaçam animais nativos, caracóis herbívoros danificam a agricultura e alguns tipos de caracol ainda servem como hospedeiros e vetores de parasitas causadores de encefalite cerebral.

E não é de hoje que esses bichos desregulam habitats alheios. A análise observa que o número de espécies invasoras de caracol vem aumentando desde o século XIV, crescendo exponencialmente desde a partir de 1970.

"A disseminação de muitas das espécies introduzidas, especialmente as tropicais que se dispersam no Mediterrâneo, provavelmente foram favorecida pelas mudanças climáticas", pontua Hausdorf.